Palavras-chave cauda longa: o mapa da mina

Em: 01/04/17 | Daniel Cambui

Geralmente quando iniciamos um projeto de otimização (ou reotimização) de sites, tendemos a buscar e usar palavras-chave que tenham maior quantidade de pesquisas e cliques. Palavras menos buscadas, as chamadas palavras-chave cauda longa, costumam ser esquecidas. A estratégia baseada em pesquisas populares seduz, pois aparentam, num primeiro olhar, ter uma possibilidade de retorno mais rápido e efetivo. Porém, esse caminho pode ser frustrante para quem inicia no mundo do SEO.

As palavras-chave populares geralmente tem altos níveis de concorrência entre sites já consolidados na internet e com autoridades de página e domínio elevados. Nesse post vamos mostrar a importância de se montar estratégias de otimização que levem em consideração palavras-chave menos buscadas para se atingir resultados mais expressivos em seu projeto de otimização.

Porque considerar as palavras-chave cauda longa em seu projeto?

Estudos demonstram que apenas 30% das palavras buscadas na internet são as chamadas palavras-chave populares. Essas palavras “populares” são termos mais genéricos que indicam conteúdos e sites de maneira mais aberta e, consequentemente, atraem milhões de resultados em sua pesquisa.

Os outros 70% são compostos por Palavras-chaves cauda longa (long tail keywords), que geralmente são keywords formadas por três ou mais termos e que formam uma possibilidade de pesquisa mais específica e menos concorridas.

Palavras-chave cauda longa representam boas parte das pesquisas

Estamos falando de pequenas frases, que representam uma pesquisa mais personalizada e que podem, quando bem trabalhadas, gerar um bom rankeamento da sua página. Por exemplo: ao criar um conteúdo (um post, artigo, ebook, etc) sobre  marketing digital, a possibilidade de a página desse conteúdo figurar entre os primeiros resultados do Google aumenta consideravelmente se usarmos uma estratégia com termos  mais específicos, como: “marketing digital para empresas de alimentação” ou mesmo “estratégia de marketing digital para esporte”.

Isso acontece porque o público interessado nesses termos é mais restrito e especializado. Por isso a concorrência acaba por ser menor. As palavras-chave cauda longa têm ainda a vantagem de poder gerar direcionamentos mais efetivos sobre determinados assuntos. Dessa forma, você pode construir um conteúdo mais seleto e direcionado para públicos que buscam por temas específicos. Por exemplo: ao escrever sobre guitarras, você pode criar um conteúdo sobre “guitarras baratas para iniciantes” e atingir de forma mais efetiva a persona que procura por tais informações.

Vantagens em usar a cauda longa em seu projeto

Ao usar uma estratégia que contemple as palavras-chave cauda longa em projetos de marketing digital, estamos aumentando consideravelmente a possibilidade de sermos encontrados pelos mecanismos de busca. Ou seja, ao trabalhar com keywords mais específicas podemos ranquear melhor nossos sites e,  assim, atingir com mais rapidez alguns nichos de público.

Outra vantagem é que, por se tratar de um público mais especializado, podemos ter uma taxa de aceitação maior do nosso conteúdo e diminuir a evasão precoce dos visitantes. Afinal,  agora estamos lidando com um público mais especializado e engajado com o conteúdo que postamos.

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