Otimização on Page: trabalhando com a Tag Title

Em: 12/04/17 | Daniel Cambui

A internet está repleta de dicas de SEO básicas para o seu projeto de otimização se sites. Muita gente escreve ótimos tutoriais para você começar nessa vida da otimização on Page e do SEO.

Na Lamparina entendemos que esse momento inicial, em que buscamos avidamente um conhecimento mais pormenorizado sobre os assuntos que tratamos no marketing digital, é crucial para determinar o seu sucesso nessa área.

No entanto, mesmo nessa imensa selva de opiniões, tutoriais e dicas, não há dúvida que a melhor maneira de construir um processo bem sucedido de otimização on page é focar e compreender como cada um dos elementos de uma página Web, presente no desenvolvimento e aplicação de conteúdos, pode influenciar diretamente no resultado de indexação e ranqueamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

O começo de tudo: a tag title em um projeto de otimização on page

Sim, o trabalho de otimização de sites é minucioso e requer um pouco de atenção aos detalhes. Afinal, um pequeno deslize poderá afetar todo o conjunto do seu trabalho e fazer despencar os seus resultados. Por isso, o foco em cada tarefa, sem ceder à tentação de pular etapas, é fundamental.

Nesse post focaremos em um dos aspectos mais importantes para qualquer trabalho de otimização de sites: a tag de título.

De que estamos falando?

A tag title nada mais é do que um trecho do código HTML da sua página que serve para descrever determinado conteúdo. Para os mecanismos de busca essa tag funciona como uma bússola, pois indica qual o tema central de um conteúdo específico.

Encontrar a Tag title não é difícil. Basta observar o código-fonte da sua página e procurar por um trecho semelhante a esse:

< html >

< head > < title > Texto do título </ title >

< meta name =” description” content =” texto da descrição da sua página.” >

< meta name =” keywords” content =” Palavras-chave do conteúdo em questão” >

</ head >

< body >

A tag title está localizada dentro da área de < head > do código da suas páginas. Ou seja, ela está na “cabeça” da estrutura HTML do seu conteúdo. Por isso que esse marcador é tão importante num projeto de otimização (ou reotimização) de sites. Afinal, a criação de um título relevante, condizente com o conteúdo desenvolvido e focado nas palavras-chave certas, compõe uma das variáveis mais importantes para atingir um posicionamento nas SERP’s dos mecanismos de busca.

Otimização on Page - usando a tag title

Construindo um título eficiente para os seus posts

Então, se você está pensando em alavancar a presença das suas páginas na internet através da oferta de conteúdo qualificado, não se esqueça que tudo começa por um título adequado.

Assim sendo, preste atenção em alguns fatores importantes:

  • Um título deve ter no máximo setenta caracteres: Títulos longos são cortados na hora de aparecer nas SERP’s (veja a definição) dos mecanismos de busca. Isso não bloqueia a indexação, mas pode gerar uma confusão e o texto poderá parecer sem sentido para quem está fazendo a busca.
  • Não coloque o nome do site antes do título: lembre-se que em idiomas ocidentais os mecanismos de busca começam a ler os textos da esquerda para a direita. Então, prefira inserir o nome do seu site depois do título, assim, você pode evitar alguns problemas de posicionamento nos sites de busca.
  • Coloque as palavras mais importantes início do título: Isso porque a palavra mais à esquerda tem sempre mais importância para os mecanismos de busca configurados em idiomas ocidentais.
  • Não exagere nas palavras-chave: Lembre-se que você está escrevendo para humanos (seus leitores) e não para o robô do Google. Então, nem pense em transformar o título de sua página web num ajuntado sem sentido de palavras-chave. Privilegie sempre a experiência do usuário.
  • Seja objetivo, mas nada de economia exagerada: A tag title deve definir exatamente o conteúdo que o leitor encontrará na página. Porém, isso não pode ser uma prisão. Seja objetivo na hora de escrever, mas não seja mecânico.
  • Cada página deve ter seu título: Nunca coloque apenas o nome do seu site na tag title. Isso irá cegar os mecanismos de busca na hora de definir se seu conteúdo é relevante para determinado termo ou palavra-chave. Procure ser o mais específico possível, mas sempre se voltando ao conteúdo em si.

Atraia mais cliques

Com títulos bem construídos, a possibilidade do seu projeto de otimização on page ser bem sucedido aumenta. Claro que o trabalho de SEO não se resume a isso. Porém, ele começa por aí.

Então, passe a otimizar primeiro os seus títulos. Para isso prefira frases e perguntas que, além de descrever, estimulem a curiosidade do leitor, destacando sempre os diferenciais e benefícios que seu produto, serviço ou conteúdo buscam solucionar.

Lembre-se: boa parte das pessoas navega na internet em busca de soluções rápidas e fáceis de encontrar. Ofereça isso a eles. Use a emoção e a sonoridade das palavras em favor do seu projeto. Só assim, começando por um bom título, você conseguirá que seu conteúdo flua pela cabeça de quem o lê na Web.

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